Quais são as maiores vantagens de ser um nômade digital?

Quais são as maiores vantagens de ser um nômade digital?

Nômades digitais
Nômades digitais , nomadismo digital, trabalho remoto, liberdade, vanlife

Graças aos avanços tecnológicos, a cultura do local de trabalho foi alterada. Qualidade de vida para funcionários, redução de custos para as empresas e aumento de produtividade para ambos. O trabalho de um nômade digital tem uma série de vantagens que podem ser desfrutadas tanto por colaboradores quanto por empresários.

Trabalhar em uma mesa tradicional das 9h às 17h , em um local fixo, e depois se aposentar aos 60 anos não é mais atraente para a força de trabalho moderna. As pessoas desejam níveis mais altos de autonomia em suas vidas, e o modelo industrial único de gestão de funcionários não é mais adequado.

A seguir, separamos 5 principais motivos que levam as pessoas a escolherem essa modalidade. Confira!

1- Os nômades digitais trabalham de qualquer lugar do mundo

Independência de localização e horários flexíveis são os benefícios óbvios de ser um nômade digital. Como trabalhadores remotos, escolhemos onde vamos morar temporariamente, nosso horário de trabalho e onde vai ser o escritório.

Em um café fofo em Gramado? Um coworking em Joinville? Ou talvez um motorhome? Quando você é um nômade digital, praticamente não há limites para onde você pode estar. O mesmo se aplica ao horário de trabalho. Se a gente quiser fazer um passeio pela manhã, a gente marca nossas reuniões para a tarde. Claro que temos  que cumprir com as nossas tarefas diárias, mas não precisamos pedir permissão a ninguém para tirar um dia de folga.

2. Mais produtividade

Sem o drama da rotina de um escritório é possível diminuir o cansaço e a desmotivação. A ausência de reuniões e cobranças em excesso também favorece os resultados.

Um estudo conduzido pela TinyPulse, uma empresa de engajamento de colaboradores, analisou se o trabalho remoto realmente beneficia as empresas. Uma das conclusões foi que 91% das pessoas que trabalham remotamente são mais produtivas enquanto desempenham suas tarefas fora do escritório. 

As viagens não apenas alimentam sua alma, mas também podem torná-lo um profissional mais criativo e produtivo. 

O estudo revela que até 2035, haverá 1 bilhão de nômades digitais na força de trabalho global. Os trabalhadores do futuro valorizam a liberdade de viajar. A pesquisa mostra que as viagens minimizam os níveis de estresse , melhorando a saúde do cérebro e diminuindo o risco de doenças cardíacas.

E não somos nós que estamos falando, mas uma série de pesquisas e estudos já conduzidos a respeito dos benefícios trazidos pelo trabalho remoto.

3 – Crescimento pessoal

Como um nômades digitais, a gente  se expõe constantemente a novas situações, desafios e ideias.

Seja andando de  metrô em outra cidade, encontrando viajantes empreendedores com ideias semelhantes ou sofrendo contratempos, o crescimento pessoal é um aspecto fundamental do nomadismo digital. 

Você terá a mente mais aberta, mais confiante e melhor na organização das coisas. Todas essas novas situações servirão a você mais tarde, não importa se você continue na estrada ou crie raízes eventualmente.

4 .Oportunidades

Você pode achar difícil no começo, mas assim que estiver dentro do nomadismo digital, as oportunidades surgirão em seu caminho e você perceberá que elas não teriam surgido em sua cidade natal.

Quando a gente olha para trás em nossa jornada empresarial, a gente observa muitas oportunidades que surgiram do encontro com outros nômades digitais na estrada.

A troca de conhecimento é muito rica e gera uma grande bagagem de futuras oportunidades. Você sempre vai aprender algo novo com as pessoas que cruzarem seu caminho.


5 – Momentos memoráveis

Se você é um nômade digital, uma nova aventura surge a cada esquina.

Conhecemos um bar de gelo, passeamos de barco ao redor das cataratas do iguaçu e dormimos na frente de inúmeras praias paradisíacas, são apenas algumas das atividades de que participamos nos últimos anos.

O único limite para o que você pode experimentar é a sua imaginação. Ah, e seu saldo bancário, mas isso é óbvio.

Criamos este blog para compartilhar um pouco do conhecimento e experiência que temos como nômades digitais. No momento, estamos na nossa cidade natal, planejando nossa próxima aventura. Nos acompanhe no Instagram: Movimento Nômade Digitais

Por hoje é só! O artigo foi útil para você? Compartilhe com seus amigos.

Confira também nossas dicas de cursos para quem deseja adquirir novas habilidades e se tornar um nômade digital:

Mapa do Nômade Digital

 Como fazer grandes viagens pelo mundo

Design Gráfico para Social Media

Escrito por
Movimento nômades digitais
Faça um comentário

Rapha e Ray

Rapha e Ray, do projeto Movimento nômades digitais, um casal apaixonado pela praia, que juntou a enorme vontade de viajar com a necessidade de continuar administrando sua empresa em movimento. Somos uma dupla de criativos da cidade de Goiânia, e fazemos das diferentes cidades, nosso local de trabalho.

Movimento Nômades Digitais

Tudo sobre os nômades digitais.