7 Praias Para Dormir de Frente ao Mar com Motor Home no Rio de Janeiro

7 Praias Para Dormir de Frente ao Mar com Motor Home no Rio de Janeiro

Kombi Motorhome na Praia
Kombi Motorhome Maria Joana estacionada na praia do Pontal e Arraial do Cabo.

Conhecer o Brasil viajando de motorhome é com certeza uma experiência incrível. E para nós que Viajamos de Motor Home como Nômades Digitais, amamos estacionar o nosso motorhome em frente a Praias para Dormir de Frente ao Mar e trabalhar vendo uma vista linda e claro poder passar alguns dias vivendo a experiência de viver de frente ao mar!

Então preparamos para vocês um roteiro para você viajar de motorhome pelo litoral do Rio de Janeiro dormindo em frente ao mar. Você poderá fazer esse roteiro de 15 a 30 dias tranquilo, podendo dormir em lugares seguros e com boa estrutura por perto.

Bora lá então meus chegados! Confira abaixo as 7 melhores praias para dormir de frente ao mar com motorhome no Rio de Janeiro.

1º Praia – Praia do Pontal – Paraty/RJ

No sul do Rio de Janeiro você pode começar sua Trip por uma das mais belas cidades do Rio, Paraty! Essa é uma cidade que com certeza você deve passar viajando em um motorhome. Paraty com 355 anos, é uma cidade que carrega grandes histórias. É um lugar com uma arquitetura antiga muito linda. E é claro uma beleza inestimável.

A cidade respira cultura e existem diversos festivais e feiras que acontecem na cidade. Tem uma noite bem agitada e várias lugares para passar a pé conhecendo e tirando várias fotos.

A Praia do Pontal é uma das principais praias de Paraty. E fica bem próximo ao Centro Histórico de Paraty. Ela tem um pequeno­­ estacionamento na própria areia e além de você ter uma bela vista do mar, você também fica de frente ao principal Rio de Paraty em frente ao quebra mar do pontal. Nessa praia você vai ficar bem centralizado, pois fica bem próximo dos principais restaurantes da Cidade. Além é claro de ter uma vista linda no fim de tarde!

Além disso existem vários pontos de apoio próximos a essa praia, existem torneiras para pegar água potável, alguns pontos você poderá encontrar até energia. É um ponto para você dormir tranquilo em Paraty pois além de oferecer estrutura é um local bem seguro.

Pose de gatona!
Pose de gatona!
Passeio pela cidade de Paraty.
Passeio pela cidade de Paraty.
Passeio em Paraty Rio de Janeiro
Passeio em Paraty Rio de Janeiro.
Descansando na Praia do Pontal
Descansando na Praia do Pontal em Paraty.

2º Praia – Praia do Jabaquara – Paraty/RJ

A segunda praia da lista é uma praia também de Paraty no Rio de Janeiro. Nós realmente gostamos da cidade Meus Chegados. Nós iriamos passar um final de semana e passamos 1 mês! E muitos dias passamos na Praia do Jabaquara. Que tem uma grande extensão e você poderá estacionar em vários pontos diferentes. Aqui você também poderá dormir de frente a praia e apreciar muitas paisagens bonitas.

Uma coisa legal dessa praia é que ela tem uma orla que tem ciclovia e pista para caminhada. O que é muito legal para acordar cedinho e fazer aquela caminhada matinal antes de começar o dia. Nesta praia você também terá várias opções de Bares e Quiosques para você almoçar e tomar uma geladinha. E a noite tem restaurantes legais para você poder jantar.

Vários comércios por perto caso você precise comprar algo. E também tem uma torneira de um Quiosque que eles nos sediam água quando precisávamos. Foi um local que ficamos muitos dias e gostamos bastante. Nesta praia fizemos grandes amizades, encontramos outros viajantes. Em fim, foi incrível!

Amigos no motorhome
Mais amigos que fizemos em Paraty.
Vista da Praia do Jabaquara.
Amigos curtindo na praia com motor home
Grandes amigos de Paraty!
Viajantes que encontramos em Paraty!

3º Praia – Praia de Itabuna – Saquarema/RJ

Subindo o litoral do Rio de Janeiro já depois de passar por Angra dos Reis e a Capital, fomos para Saquarema. Uma cidade que já faz parte da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Que também é muito conhecida como a Capital dos Surfistas do Brasil com um dos principais nomes do esporte, o tricampeão mundial brasileiro Gabriel Medina.

Saquarema é uma cidade muito tranquila. Cidade pequena com cara e ritmo de cidade pequena. Além do mar existem alguns lagos na cidade que você poderá parar. Mas a praia que pudemos dormir de frente ao Mar e que foi incrível foi na Praia de Itabuna.

Ela tem uma extensão grande, mas paramos próximo a Igreja Matriz que tem na Cidade. Pois fica bem próximo de vários pontos comerciais e passa bastante tranquilidade e segurança na hora de dormir e descansar. E é claro. Com uma bela vista! Então já inclua em sua lista esse local!

Kombi motorhome na praia de Saquarema.
Maria Joana na praia de Saquarema.
Vista da praia de Itabuna.
Vista da praia de Itabuna.

4º Praia – Praia do Pontal – Arraial Do Cabo/RJ

Outro lugar que não pode faltar em sua Trip pelo Litoral do Rio de Janeiro é Arraial do Cabo. É uma cidade com praias incríveis! E uma delas que dormimos em frente a praia foi a Praia do Pontal. É uma praia bem afastada do Centro de Arraial do Cabo e tem um mar com uma cor incrível. E é um lugar perfeito para quem quer mergulhar!

Nós ficamos alguns dias nessa praia e achamos o lugar bem tranquilo, apesar de ser afastado do centro e bem vazio a noite.

Maria Joana na Praia do Pontal.
Maria Joana na Praia do Pontal.
Foto de Drone Praia do Pontal.
Foto de Drone Praia do Pontal.

5º Praia – Praia das Dunas  – Cabo Frio/RJ

Se Arraial do Cabo não pode faltar, Cabo Frio então não pode faltar com certeza! Rs. E nós ficamos em duas praias em Cabo Frio. Quando gostamos de um lugar, acabamos ficando mais tempo e preferimos dormir e mais de lugar para termos uma maior segurança evitando ficar em lugares muitos dias. E um dos lugares que achamos muito tranquilo na tão movimentada Cabo Frio, foi na Praia das Dunas. Uma praia que fica entre a Praia do Pontal de Arraial do Cabo e a Praia do Forte em Cabo Frio. E por ficar no meio dessas duas famosas praias, a praia das Dunas é um pouco mais tranquila. Próximo de onde ficamos tinha uma torneira pública em frente a um hostel. Pegamos água ali e ficamos vários dias nesse ponto da Praia das Dunas.

Mar lindo da Praia das Dunas.
Vista da Janela da Kombihome.

6º Praia – Praia do Forte  – Cabo Frio/RJ

Outra praia que adoramos ficar em Cabo Frio foi a Praia do Forte. Fica acessível pela avenida principal, ou pelo próprio estacionamento do Forte de Cabo Frio. Que é onde mais gostamos de ficar! Essa praia é perfeita pra quem gosta de mergulhar. Pois ela é bem caminha por conta da pequena península do forte que cria uma barreia nas Ondas.

Então por ser uma água cristalina é perfeito para mergulhar! Nós ficamos muitos dias nessa praia para poder mergulhar. E podemos ver a cultura de pesca de mergulho com arpão pela primeira vez. Foi muito louco ver uma pessoa entrar no mar depois da meia noite com uma lanterna na cabeça, equipamentos de mergulho e um arpão e sair com mais de 15 peixes em um sinto.

Meus chegados, viajar te faz aprender muita coisa. É muito legal poder conhecer de perto a cultura de outras pessoas. Conhecer moradores das cidades que passamos é muito legal. Temos a oportunidade de conhecer a cultura local mais de perto. E nessa praia fizemos grandes amizades que mantemos contato até hoje!

Nós amamos ficar ali também porque tem um belo deck de madeira que você consegue assistir um lindo por do sol e ver as lindas paisagens de cabo frio. Além de ter várias barracas na praia e também venda de peixes frescos, pois ali se concentra vários pescadores da região para vender peixes frescos. Foi um lugar bem legal que pudemos viver no litoral do Rio de Janeiro. Nessa praia encontramos muitos viajantes que estavam passando por Cabo Frio. Foram dias muito especiais!

Deck de Madeira na Praia do Forte.
Flokinho curtindo da praia.
Praia do Forte.
Viajantes Kombi Felicidade.
Parte de dentro do Forte.
Equipamentos de Mergulho!
Praia do Forte.
Encontro com Viajantes.

7º Praia – Praia do Forno  – Búzios/RJ

E por fim, o último lugar que passamos no Rio de Janeiro e que dormimos na praia foi em Búzios. É uma cidade incrível também… E se tem uma coisa que não falta no Rio de Janeiro, é o uso da palavra, Incrível! Búzios tem muitas praias muito lindas. E coma cor da água muuuito linda. É incrível! Rsrs.

Nós dormimos na Praia do Forno em Búzios bem próximo da praia. É uma praia linda. E acreditem a areia da praia é rosa! Ou pelo menos rosada rs. E a cor da água. Sério. É incrível. É um tom de azul muito lindo. Muito diferenciado! Essa praia não é tão próxima do centro da cidade. Mas é uma praia linda e que adoramos dormir com nossa Kombi Home.

Foto de Drone da praia do Forno.
Maria Joana na Praia do Forno.
Foto de Drone da praia do Forno.
Flokinho Curtindo a Praia do Forno.

Conclusão:

Essas foram algumas das praias que dormimos no Rio de Janeiro no formato “Wild Camping” que são lugares gratuitos, normalmente em meio a natureza, que costumam ser mais afastados e não ter muitas pessoas a volta. Porém infelizmente no Brasil está cada dia mais difícil viajar de motor home, principalmente no Litoral Brasileiro, dormindo no formato Wild Camping.

Enquanto estou escrevendo esse texto, alguns desses lugares citados nessa lista talvez nem seja mais permitido dormir ou até mesmo estacionar motor home. Muitos municípios do Brasil estão por conta própria proibindo pernoitar ou até mesmo a permanência de veículos recreativos em praias da cidade. O que fere não só o nosso direito de ir e vir, como o nosso direito de usufruir da infraestrutura das cidades em que pagamos impostos e consumimos produtos.

Impulsionada por pessoas influentes que moram e tem negócios nessas regiões, que acabam vendo o turismo de motorhome com uma visão deturbada de que somos “vagabundos”, “desempregados” e “moradores de rua”, a proibição vem acontecendo pouco a pouco. Lugares que já passamos em alguns anos e pudemos desfrutar de dias maravilhosos, hoje são proibidos com lei municipal. E se você não se retirar e se deslocar para um Camping, terá seu veículo apreendido.

Isso é um absurdo!

Vejam o quanto isso é um absurdo! Eu não concordo de maneira nenhuma e fico na verdade revoltado com essa situação. Pois nós somos moradores temporários de cada um desses lugares. Nós não só gastamos com alimentação nos supermercados e combustível para rodar na cidade, como também saímos em restaurantes e fazemos passeios pelo local. A final queremos conhecer a cidade. E não ficamos só em nosso motorhome não… Nós ficamos também em Camping´s, Airbnb, Pousadas e Hotéis.

Eu apoio o nosso direito não só de ir e vir com nossos veículos recreativos, mas o direito de pernoitar. Não precisamos ocupar todo o espaço e nem morar no lugar. Precisamos de algumas vagas e a possibilidade de passar alguns dias em cada local. Isso não é tão difícil de resolver e não exige altos gastos com infraestrutura. E todo o viajante que é produto de conteúdo não só gasta na cidade como trás lucro para a cidade divulgando o local e impulsionando o turismo.

Então precisamos exigir o mínimo de respeito ao que é de nosso direito. Pagamos nossos impostos, contribuímos com os negócios locais e com a economia turística das cidades. Muitas vezes recebemos mensagens de seguidores falando que foi a um determinado local porque viu em um conteúdo que postamos. E olha que nem somos tão conhecidos assim. Pensa outros viajantes.

Bom pessoal. Era para ser um texto só falando de lugares e situações felizes, mas veio com um grande desabafo e um problema que precisamos resolver. Mas é isso, a vida é assim!

Quer outras Praias Para Dormir com Motorhome?

7 praias para Dormir com motorhome no Litoral Norte Paulista

Dicas para se Tornar um Nômade Digital?

Quais trabalhos podem ser feitos por um nômade digital?

Se liga nesse Movimento meus chegados.

E até a próxima!

Quer acompanhar toda a nossa viagem? Siga-nos no Trip-line!

Escrito por
Movimento nômades digitais
Faça um comentário

2 comments

Rapha e Ray

Rapha e Ray, do projeto Movimento nômades digitais, um casal apaixonado pela praia, que juntou a enorme vontade de viajar com a necessidade de continuar administrando sua empresa em movimento. Somos uma dupla de criativos da cidade de Goiânia, e fazemos das diferentes cidades, nosso local de trabalho.

Movimento Nômades Digitais

Tudo sobre os nômades digitais.