Como é ser um nômade digital morando em um motorhome

Como é ser um nômade digital morando em um motorhome

Como é ser um nômade digital morando em um motorhome
Como é ser um nômade digital morando em um motorhome

Olhar para o mapa e ter a liberdade de apontar onde você gostaria de conhecer e ser capaz de fazer isso acontecer na mesma semana, é nada menos que incrível.

Meu marido Rapha, eu e nosso cachorro, Floki, conhecemos boa parte do brasil, vivendo e trabalhando em um motorhome como nômades digitais e adoramos a experiência.

Deixamos a maior parte de nossos pertences para trás, a rotina e tudo que não caberia no motorhome. Trocamos o conforto de nossa casa fixa por novas  aventuras e foi a melhor coisa que já fizemos. 

Em cada curva, percebemos que nosso presente mais precioso desta jornada é a liberdade. Investimos nosso tempo em lugares que nos trazem mais alegria – onde possamos encontrar experiências épicas, diferentes culturas, natureza inspiradora e novos amigos.

Se você estiver interessado em trocar seu estilo de vida atual por um cheio de aventuras e viagens, existem alguns hábitos essenciais para tornar seu processo de trabalho mais fácil e despreocupado. Confira!

A parte mais desafiadora quando começamos a viajar em um motorhome, foi simplesmente aprender tudo o que há para saber sobre a vida na estrada. Desde aprender como usar melhor nosso banco de energia, a despejar o Porta Potti  (vaso químico), planejar onde passar a noite, economizar água, roupas e assim por diante. 

Todos os dias temos desafios a serem superados em nossa viagem, precisamos de muita maturidade em muitas situações, porém esses desafios são menores que os nossos objetivos em comum.

Se você está viajando com um parceiro, precisa ter uma boa comunicação. Encare a verdade, estar com raiva um do outro em um espaço pequeno não é divertido para ninguém. Um segredo para manter uma viagem feliz é ter seus próprios hobbies e seus próprios momentos. Quando vocês passam 24 horas por dia, 7 dias por semana juntos, precisam de um tempo para si mesmo, podem fazer uma caminhada ou andar de bicicleta sozinhos, fazer algo com amigos sem estarem juntos, fazer compras separados e assim por diante.

Hábitos essenciais para tornar seu processo de trabalho mais fácil na estrada

Em primeiro lugar, você deve planejar com antecedência onde vai estacionar, porque às vezes os lugares podem estar lotados – por exemplo, parques, campings, praias e destinos turísticos durante o verão. Como um viajante em tempo integral é necessário se planejar para se mover de um lugar para outro.

Outro aspecto muito importante de trabalhar na estrada é ter um plano somente para internet. Nós temos um plano de internet da claro de 120GB, roteamos para dois computadores e dois celulares, trabalhamos de segunda a sexta e todos os dias a gente dá aquela conferida na netflix antes de dormir. Esse plano sempre foi suficiente pra gente. 

Nunca esqueça de olhar o mapa de conexão da sua operadora, para não cair em uma cidade sem conexão. Sempre que for sair de um lugar para outro, confira se a sua internet funciona no local. Fazemos essa verificação através do site da nossa operadora. 

Se o seu objetivo é ter autonomia em seu motorhome, invista em painéis solares suficientes para que você consiga carregar seus equipamentos de trabalho sempre que precisar.

Trabalhar durante uma viagem pode confundir  a mente de algumas pessoas, e se você não tomar cuidado pode acabar se sentindo esgotado, deprimido, não aproveitar a viagem e acabar desistindo de um sonho.

Esse esgotamento e muitas chateações podem acontecer, caso você tenha que se preocupar com uma rotina cansativa na estrada.

E as coisas que antes eram novas e emocionantes, como a queda de uma cachoeira, olhar com admiração para o horizonte, explorar vastas paisagens ou sentir a energia e a vibe de uma nova cidade, perdem o brilho com o tempo. Atividades que antes eram amadas quase se tornam uma tarefa árdua, e é fácil perder a visão de por que você escolheu esta vida. E para que isso não aconteça é ideal que você se sinta seguro antes de sair para o mundão.

Durante o seu processo de transição para uma vida nômade, aprenda habilidades que tragam uma renda fixa mensal antes de sair por aí,  é muito importante, para que você tenha uma vida tranquila e possa aproveitar melhor a vida nômade.

Um dos mitos mais comuns é que o estilo de vida de um nômade digital é só diversão. Oh, se fosse. A verdade é que a maioria de nós trabalha muito para manter uma vida de qualidade na estrada. Estamos sempre iniciando novos projetos, investigando novos caminhos, tecnologias, oportunidades e trabalhando na construção e ampliação de nossos negócios.

Ser nômade digital morando em um motorhome é esforço, planejamento e solução de problemas. Não ignore todo o trabalho árduo, sacrifício e dedicação necessários para tornar realidade o sonho de viver esse estilo de vida.

Por hoje é só! O artigo foi útil para você? Compartilhe com seus amigos.

Confira nossas dicas de cursos, que permitem que você se torne um nômade digital:

Mapa do Nômade Digital

 Como fazer grandes viagens pelo mundo

Design Gráfico para Social Media

Escrito por
Movimento nômades digitais
Faça um comentário

4 comments

Rapha e Ray

Rapha e Ray, do projeto Movimento nômades digitais, um casal apaixonado pela praia, que juntou a enorme vontade de viajar com a necessidade de continuar administrando sua empresa em movimento. Somos uma dupla de criativos da cidade de Goiânia, e fazemos das diferentes cidades, nosso local de trabalho.

Movimento Nômades Digitais

Tudo sobre os nômades digitais.